Técnicas alternativas como Yoga e fisioterapia atraem idosos à Unidade de Saúde do Jurunas
Yoga, medicina ayurveda e fisioterapia são formas de tratamento que fazem parte da Ação Cuidado Integral, realizada na manhã desta sexta-feira, 28, na Unidade Básica de Saúde do Jurunas.
O Cuidado Integral é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Núcleo de Cuidado Integral à Saúde do SUS (Nucis), em parceria com o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).
A ação tem como foco a população idosa que faz consultas e exames na unidade de saúde do bairro.
Técnicas alternativas
A aposentada Graça Costa, 68 anos, participou da ação e recebeu ensinamentos de como utilizar as técnicas da medicina não convencional para o combate e prevenção de doenças: “Sofro com problema de insônia, com o pensamento indo de um lado pro outro à noite. Com a palestra sobre medicina ayurveda, vou aplicar o controle do pensamento. Com certeza, vou melhorar no combate ao estresse”, acredita Graça.
Ayurveda é um sistema de medicina milenar desenvolvido na Índia. Significa, em sânscrito, "ciência da vida" e está conectada com o todo, com o universo e com os ciclos naturais da existência.
A farmacêutica Natália Ribas explica que a técnica ayurvédica beneficia pessoas com idade mais avançada, tratando não apenas os sintomas, mas também as causas que acometem o sistema total do corpo. A farmacêutica dá dicas sobre como administrar o dia a dia:
“É importante desacelerar o ritmo para se autoconhecer desde o acordar, nas primeiras horas do dia. Hábitos como beber água morna em jejum; raspagem higiênica da língua para a retirada do excesso de bactérias acumuladas durante o sono (com raspador ou mesmo uma colher); consumir alimentos do período sazonal; atividades físicas; massagens com óleos essenciais e meditação”, ensina Natália.
Equilíbrio
A meditação também é técnica fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente. Rejane Graim, professora de yoga, observa que os idosos que não conheciam essa prática meditativa agora começam a ter mais segurança, mais confiança para realização das tarefas rotineiras.
“A yoga é um procedimento holístico, no tratamento do físico, mental, espiritual e emocional. Melhora a postura física em complemento à medicação e às técnicas de respiração, o que já leva a um estado mental mais tranquilo”, explica Rejane.
Perto da comunidade
Na Ação Cuidado Integral, alunos do curso de Fisioterapia do Cesupa marcaram presença com aula prática para melhor conhecimento sobre as demandas da saúde pública.
A professora e fisioterapeuta Giovana Lopes entende que o ensino precisa estar próximo da comunidade: “Desde a graduação, esse processo de formação precisa entender a realidade local, as demandas da população, os desafios da saúde pública. Alunos com visão crítica e reflexiva podem ser os profissionais que amanhã poderão atuar neste bairro e em outras comunidades”, informa a professora.
Terapêutica - Na Unidade Básica de Saúde Jurunas, o usuário do SUS já conta, de forma rotineira, com os serviços das Práticas Integrativas e Complementares, que são tratamentos com recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, como acupuntura, aromaterapia, auriculoterapia, constelação familiar, fitoterapia, florais de bach, meditação e reiki.
Texto: Augusto Pachêco
Fonte: PMB / Agência Belém